Transformando oportunidades em desenvolvimento sustentável











Compromisso
 
 
Será preciso mais do que ações planejadas para que os sonhos e ideais se transformem em realidade, de forma contínua, comprometida e duradoura. Devem estar asseguradas as condições básicas para que as ações sejam implantadas. A Gestão Compartilhada se inicia com o envolvimento e a participação dos atores estratégicos – sociedade civil, iniciativa privada e poder público. Este processo implica a instalação de um novo pacto em torno de um objetivo comum, que se estabelece a partir da adesão progressiva das instituições, dos movimentos e das lideranças ativas no território.

Para garantir a eficácia deste processo, são organizadas as instâncias que operaram, no âmbito da esfera pública e privada, a partir do Fórum de Desenvolvimento Sustentável se constitui como uma instância consultiva, deliberativa e pública, aberta à participação da comunidade local, assumindo funções de planejamento, gestão e fiscalização das políticas públicas de desenvolvimento local. O Fórum é composto por atores da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público.

A Associação de Desenvolvimento Sustentável é uma instituição de natureza civil, sem fins econômicos, composta por pessoas físicas interessadas no desenvolvimento sustentável de Aimorés, que atuaram na construção do Documento de Visão Estratégica e na elaboração desse Documento de Ações Propostas.

Este papel, dentro da estrutura de Gestão Compartilhada, é ocupado pela REDES, instâncias executoras institucionalizadas, com escritórios próprios, que tem a responsabilidade de organizar e gerenciar a implantação das ações e projetos resultantes do Documento de Ações, através de seus voluntários, pessoas da cidade comprometidas com o desenvolvimento sustentável da região.




 

 
Logo Rede VIDASLogo Rede UNIRLogo Rede MaisLogo Rede AGIR