Transformando oportunidades em desenvolvimento sustentável











Projetos e Ações
 
Projeto Sacola Ecológica - Baixo Guandu/MG
 
O presente projeto objetiva promover uma conscientização ecológica no território de Baixo Guandu – ES, fornecendo opções de ações ecologicamente corretas, como a confecção de sacolas retornáveis, como as que outrora nossas avós utilizavam para fazer suas compras, pois não havia a opção de sacola plástica. Essa confecção terá como mão de obra, as costureiras existentes no município, bem como outras fontes de mão de obra que se identificarem com o perfil do projeto, gerando dessa forma, emprego e renda.
Baixo Guandu, através da Rede AGIR, está fazendo a sua parte, fomentando de forma consciente uma ação responsável, ofertando ao mercado local e regional, um produto que substitui com eficiência as sacolas plásticas distribuídas gratuitamente nas padarias, farmácias, lojas de utilidades e principalmente, nos supermercados, gerando acúmulo de milhões de sacolas nos locais inapropriados para armazenamento do lixo.
De acordo com informações publicadas em diversos sites, nos anos 70, os sacos plásticos tornaram-se um fenômeno de popularidade. Invadiram mercados, lojas e farmácias, expulsando as sacolas de papel e embalagens de papelão. A praticidade, entretanto, mostrou seu lado negativo. Em cerca de três décadas, os plásticos passaram a provocar a morte de 1 milhão de aves e de 100 mil mamíferos por ano de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Fato que vem sendo responsável por uma nova onda: a de banir os sacos plásticos das cidades. A moda trouxe à tona as “Eco Bags”: sacolas de pano mais ecológicas que passaram a ser levadas para as compras.
Uma das primeiras capitais brasileiras a impor restrições ao uso das sacolas plásticas tradicionais foi Belo Horizonte. A lei deu três anos para os estabelecimentos se adequarem e passarem a oferecer sacolas com materiais mais ecológicos (recicláveis ou com outros materiais). Com isso, a intenção foi minimizar o impacto ambiental provocado por essas embalagens que representam cerca de 10% do lixo produzido no país ou o equivalente a 210 mil toneladas. Em Pernambuco, alguns supermercados passaram a oferecer sacolas feitas de plásticos recicláveis e comercializar opções de sacolas de pano.
No Brasil, para se ter uma idéia, são consumidos aproximadamente 35 mil sacos plásticos por minuto, o que equivale a dois milhões por hora, mais de quatro bilhões por ano e em um mês são utilizados aproximadamente 400 milhões de sacos plásticos, sendo 80% dessas embalagens utilizadas somente uma vez e em 20% das compras, pelo menos dois saquinhos por carregamento. E o pior: não se vê ações pró-ativas, enquanto outros países já reagem.
Portanto, esse projeto atenderá duas demandas globais, porém com ações regionais: a diminuição dos poluentes ambientais e geração de trabalho e renda, produzindo sacolas retornáveis que são produtos elaborados com matéria prima 100% algodão.
As sacolas terão as seguintes dimensões: medidas 50 cm de altura x 42 cm de largura ou 30 cm de altura x 25 cm de largura.

Use sacola retornável. Faça sua parte!
 
 

 
Logo Rede VIDASLogo Rede UNIRLogo Rede MaisLogo Rede AGIR