Transformando oportunidades em desenvolvimento sustentável











Projetos e Ações
 
Projeto Língua Mãe: O Fortalecimento da Cultura Krenak - Resplendor/MG
 
O projeto irá trabalhar pela preservação e fortalecimento da língua Krenak. Sabemos que o uso da língua portuguesa é oficial em nosso país e que também é língua falada dentro da aldeia. Conforme vários estudiosos sobre língua e cultura, uma língua quando é tomada por uma outra língua predominante, dificilmente voltará por completo á sua origem, no entanto isto não descarta a possibilidade de revitalizar o uso da língua Krenak. Mesmo que a comunidade não volte mais a falar somente em Krenak, provavelmente poderá ter dois idiomas, um o português, outro o Krenak. Alem disto poderemos através destes esforços buscarmos outras atividades coletivas dentro da aldeia.
O material humano para montarmos o projeto não é problema, temos indios que falam a língua Krenak fluentemente, com formação pedagógica, licenciatura, e bacharelado, alem de tudo isto temos o interesse da comunidade em aprender a língua Krenak antes de perder os mais velhos que falam fluentemente a língua materna.
São objetivos do Projeto:
- Aumentar o uso da língua krenak no cotidiano;
- Formar 250 adolescentes e adultos na língua Krenak, desenvolvidos em 3 ciclos (Formação Básica, Resgate da História Krenak, Aprendendo a Língua Krenak;
- Construir dicionários para preservação da língua;
- Construir cartilhas com fins pedagógicos;
- Registrar a cultura Krenak através de filmes, CD’s e DVD’s (registro documental, artístico e pedagógico);
- Provocar interesses dos mais jovens para que possam falar língua krenak com mais freqüência;
- Aprimorar conhecimentos dos mais jovens, reviver os antepassados através da língua e repassar a importância disto para a continuidade da cultura Krenak;
- Dar espaço para outras atividades em grupo dentro da aldeia e provocar interesse nos membros da comunidade para o incentivo da cultura Krenak de um modo geral.
 
 

 
Logo Rede VIDASLogo Rede UNIRLogo Rede MaisLogo Rede AGIR