Transformando oportunidades em desenvolvimento sustentável











Projetos e Ações
 
Capacitação em Gestão Cultural para Fortalecimento das Associações, Grupos Culturais e Artistas do Baixo Rio Doce
 
A Rede UNIR representando todas as outras redes do território BARI, composto pelas redes; Rede AGIR, (Baixo Guandu), Rede MAIS (Aimorés), Rede UNIR (Resplendor), Rede VIDAS (Itueta), apresenta a presente proposta que tem como ação principal trazer para nossa região processos de formação em gestão cultural contínuos.

Temos como objetivo formar novos entrantes para o mercado cultural, assim como, capacitar e reciclar profissionais que já atuam na área cultural, além de criar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais. Também esta no contexto prioritário deste Projeto o objetivo de inserir a região nas políticas públicas de cultura.

Sabemos que o acesso a informação e a formação são fundamentais para democratizar o acesso em todas as áreas de políticas públicas, não sendo diferente para a área cultural que vem passando por uma crescente profissionalização e aumento progressivo de exigência técnica dos editais, tanto para fundos quanto para lei de incentivo.

Para este fim propomos neste projeto a realização das seguintes atividades:
1) curso intensivo de nivelamento;
2) curso extensivo de formação em gestão cultural;
3) laboratório de projetos e encontro formativos para grupos culturais, além de Promover as iniciativas da Ação Cultura Digital do Programa Cultura Viva;
4)Montagem de três (3) espaços de apoio aos alunos e as associações participantes, com acesso gratuito a internet, para fins de pesquisa;
5)Colaborar com as ações da SEC (Secretaria do Estado da Cultura);
6)Promover as Ações da Programadora Brasil (um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura).

Por fim nosso projeto com o objetivo de ajudar na revitalização dos espaços culturais de nossa região, propõe desenvolver as ações da programadora Brasil, nos três museus / centros culturais que existem nas cidades de Resplendor, Itueta e Aimorés.
 
 

 
Logo Rede VIDASLogo Rede UNIRLogo Rede MaisLogo Rede AGIR