Transformando oportunidades em desenvolvimento sustentável











Notícias
 
REDE VIDAS, REDE UNIR e REDE MAIS incentiva o fortalecimento da Apicultura no Território Rio Doce Krenak
26/02/2011
 
A apicultura é uma atividade que vem se destacando no cenário do pequeno negócio da Agricultura Familiar, diante dos fatos, a Rede VIDAS juntamente com a Rede UNIR, Rede MAIS e o colegiado do Território Rio Doce Krenak, elaboraram projeto que está sendo patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, alinhado ao Governo Federal, que possibilitará a implantação de um conjunto de ações que viabilizarão a apicultura de maneira sustentável e estruturada, agregando valores qualitativos e quantitativos à produção, proporcionando geração de emprego e renda para jovens e mulheres rurais.

O projeto apresenta proposta conjunta regionalizada que engloba e integra ação intermunicipal entre os municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Itueta, Ipanema, Mutum, Pocrane, Resplendor, Santa Rita do Itueto e São Geraldo do Baixio, com objetivo maior de garantir um modelo de desenvolvimento sócio-econômico duradouro e contínuo, através de uma cadeia produtiva do mel na microrregião de Aimorés.

Características intrínsecas à apicultura favorecem a sua expansão na microrregião, pois são vantagens competitivas em relação a outras ocupações econômicas tais como, a necessidade de pequenas áreas para a instalação das colméias, o ciclo curto, expressiva flora apícola, exigência de pequenos valores de capital inicial e de manutenção.

Ajustes necessitam ser realizados no atual sistema produtivo, muitas das tecnologias utilizadas pelos apicultores locais são empíricas ou são adaptações de técnicas adotadas em outras regiões do país, as quais não atendem as demandas microrregionais para o bom desenvolvimento da apicultura. Aliando-se floresta x abelha, compreendemos que esta relação provocará mudanças de conceitos, ou seja, é possível produzir sem agredir o meio ambiente.

Os trabalhos a serem desenvolvidos têm parcerias com entidades publicas e privadas, com integração entre os órgãos regionais atuantes em nosso meio (EMATER/MG, SEBRAE/MG, SENAR/MG, IEF e Instituto Terra), que associando recursos humanos e técnicos possibilitar-se-á aplicação de manejos simplificados, e a não utilização de produtos agroquímicos, tornando-a entre as atividades, de menor risco à segurança no trabalho, integridade física e saúde dos produtores rurais.

A implantação do projeto contemplará pequenas propriedades rurais, Aldeia Indígena Krenak, assentamentos de remanescentes de construção de barragem e comunidade de Pomeranos. A proposta vem somar a outras atividades já desenvolvidas pelas comunidades e dessa forma estará contribuindo com a geração de novas opções de trabalhos, aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida. A importância da atividade apícola não está apenas no incremento da renda, mas também na melhoria do nível nutricional das famílias em virtude do consumo dos produtos com alto valor nutritivo.

A programação a ser executada é prevista em duas etapas de doze meses cada uma, totalizando vinte quatro meses, com uma contrapartida da Petrobras (2011 à 2012). Prevê-se que ao término da segunda etapa o público trabalhado, já tenha condição de auto-sustentabilidade.

Dentro da realidade regional serão beneficiados 09 municípios, com assistência direta a cerca de 1.150 jovens e 1.100 mulheres. Dentre as ações a serem realizadas, contemplaremos: cursos de capacitações, palestras, acompanhamento técnico, construções das salas do mel e distribuição de materiais e equipamentos para o desenvolvimento da atividade, informa a coordenadora administrativa do projeto de apicultura da Rede VIDAS, Cyntia Boechat.

Importante fonte de energia e com alto valor nutritivo, o mel ainda não faz parte da dieta alimentar da grande maioria dos brasileiros. Natural e completo, o mel tem entre seus principais nutrientes a frutose, sacarose e a glicose, além de ser rico em potássio, selênio cobre, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns tipos de aminoácidos. Suas funções terapêuticas variam de acordo com a planta de onde a abelha retira o néctar. O mel de laranjeira tem propriedades sedativas; o de eucalipto é indicado para as doenças do aparelho respiratório como tosses, gripes e bronquites e o silvestre tem propriedades calmantes e desintoxicantes.

Na busca de resultados frutíferos é que a Rede VIDAS conta com parcerias eficientes, conscientes e proativas, no caso específico nove prefeituras regionais (Aimorés, Conselheiro Pena, Itueta, Ipanema, Mutum, Pocrane, Resplendor, Santa Rita do Itueto e São Geraldo do Baixio), REDE UNIR, REDE MAIS, SENAR/MG, SEBRAE/MG, EMATER/MG, Instituto Terra, Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés (UNIPAC-Aimorés), UHE-Aimorés e Fundação Germânica Anna Duus.

Concluímos justificando que é necessário desenvolvermos trabalhos voltados para a valorização do homem e de sua família, facultando-lhes condições de produzirem o suficiente para o seu sustento e o excedente para comercialização que lhe permitirá melhor qualidade de vida. Portanto sem perder de vista a suma importância da preservação do meio ambiente, especialmente tratando-se de remanescentes da MATA ATLÂNTICA.
 

 
Logo Rede VIDASLogo Rede UNIRLogo Rede MaisLogo Rede AGIR